Sites Grátis no Comunidades.net
  LOJA OKÊ CABOCLO 
O Xamã Amerindico

Carta do Chefe Seatlle

 

Esta carta é um dos mais importantes documentos escritos que ilustram toda a sabedoria e refinamento da concepção de Mãe Terra dos povos indígenas norte-americanos.

“O Presidente, em Washington, informa que deseja comprar a nossa terra. Mas como é possível comprar ou vender o céu, ou a terra? A ideia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como vocês poderão comprá-los?
Cada parte desta terra é sagrada para meu povo. Cada arbusto brilhante do pinheiro, cada porção de praia, cada bruma na floresta escura, cada insecto que zune. Todos são sagrados na memória do meu povo.
Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que circula em nossas veias. Somos parte da terra, e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o gamo, e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das campinas, o calor do corpo do pónei, e o homem, pertencem todos à mesma família.
Ensinarão vocês, as suas crianças o que ensinamos às nossas? Que a terra é nossa mãe? Que o que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra? O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo.
Amamos esta terra como o recém nascido ama as batidas do coração da mãe. Assim, se lhes vendermos esta terra, amem-na como a temos amado. Cuidem dela como temos cuidado. Preservem a terra para todas as crianças e amem-nas.
Assim como somos parte da terra, vocês também são parte da terra. Esta terra é preciosa para nós, também é preciosa para vocês. Uma coisa sabemos: existe apenas um deus. Nenhum homem, vermelho ou branco, pode viver à parte. Afinal, somos irmãos.”
Chefe Seattle

(A foto do topo é meramente ilustrativa. A imagem em questão é do Chefe Touro Sentado)

 

Podemos comprovar com esta magnifica carta            
o amor do Xamã para com a Mãe Terra,
e todas as suas criaturas.
A sua sabedoria é imensa,
 e o seu pensar sabio



 

Preces

   Prece à Mãe Terra

Grande Espírito, Grande Espírito, meu Avô....
Toda a Terra de todos os seres vivos é a mesma...
Olha todos esses rostos de centenas de crianças
Carregando crianças nos seus braços;
Que eles possam enfrentar os ventos
E caminhar por uma boa estrada no dia do silêncio...
Não há morte...somente uma mudança de mundos...
Somente uma mudança de mundos....
 
                                            

 Entender Xamanico

Ouvir com o coração e não com as orelhas.
Sentir com o coração e não com as mãos.
Ver com o coração e não com os olhos.
Falar com o coração e não com a boca.
Pensar com o coração e não coma mente.
Ser único com tudo na Mãe Terra.
 

 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net