Sites Grátis no Comunidades.net
  LOJA OKÊ CABOCLO 
O Xamã Amazónico

Brasil Xamanico



*
No Brasil actual os Xamãs usam frequentemente plantas nos seus rituais curandeiros. Muitos autores chamam esta técnica de "cozinha mágica". Estas plantas são chamadas de instrumentos mágicos. Aliás são um dos instrumentos mágicos mais frequentemente utilizados pelos Xamãs em terras brasileiras e peruanas, essencialmente na região da Amazónia.


*
O "Xamã" é o líder espiritual, ele é o intermediário entre os homens e os espíritos, durante os rituais de cura eles cheiram um pó alucinógeno "Yakoana", que é feito com varias plantas, esta mistura só é conhecida pelos Xamãs, eles acreditam que este pó "abre" a floresta para os "Xapori", entidades que auxiliam os "Xamãs" nos rituais de cura, estas entidades trazem ainda o conhecimento e sabedoria ao Xamã, se um Yanomami deseja ser um "Xamã", terá que passar por um treinamento longo, pode durar anos e durante este treinamento são feitos vários rituais



 

 "o sonho do xamã" 

um xamã yanomami sonhou
que a fumaça da civilização
abriria um buraco no céu
e o céu cairia no chão
o  xamã resolveu avisar
o que o sonho queria dizer
mas ninguém parou para escutar
pouca gente tentou entender...
 ...muito tempo depois deste sonho
a ciência pode então descobrir
que o buraco na camada de ozónio
é por onde o céu pode cair
o meu sonho é que nada aconteça
que a vida não tenha final
que o xamã não desapareça
que o sonho não seja real

Eliakin Rufino,
Poeta Roraimense, tem seu trabalho voltado para a cultura da região norte do Brasil.

 

Foto: Um Xamã Yanomami do Norte do Brasil, aspira um pó narcótico, que um outro índio sopra para a narina.
Quando encontra-se em transe, o Xamã manifesta geralmente a luta que este trava com o mundo dos espíritos.


O voo do Xamã.
O Xamã voa para o outro reino com o auxilio dos seus espíritos animais.


 

 

                                                                         Iquitos e Pucallpa a terra dos Xamãs   

O rio calmo guarda seus mistérios; desde as profundezas ,a selva faz ouvir os gritos selvagens, os murmúrios de pequenas bestas; na cidade convertem-se os rituais.          
                                                                                

 

 

Reportagem Xamânica

 

 

  

1- Qual o seu nome , e onde vive?

Enzo Ruiz Ramirez. Pucallpa – Perú

2- O que é para si um Xamã?

Um Xamã (também chamado homem / mulher de medicina, curandeiro, etc.) é alguém que pode enraizar nas faculdades do universo para o beneficio dos outros. Eles aprenderam a navegar no mar do conhecimento universal e perceber o mundo na totalidade. Trabalham com a criação do Criador para trazer saúde a todos aqueles que necessitam.

3- Com que trabalham os Xamãs?

Os xamãs por todo o mundo trabalham comunicando-se com o sol, a lua, as 4 direcções, os 4 elementos, as estrelas, os ascendentes, os guias espírituais, também com espíritos específicos a lugares, lagos, rios, montanhas, plantas, pedras, rochas, animais, etc.

4- Quais os seus utensílios de trabalho?

As ferramentas de um xamãn para limpar e sarar incluem plantas medicinais, canções, instrumentos musicais, tabaco, tratando uma parte do corpo fisicamente infectada, com flores, ervas, pedras e rochas sagradas, outros elementos naturais e rezas, etc.

5- O que é Ayahuaska?
Ayahuaska é o “envolver da alma”, uma planta sagrada medicinal de poder, que cresce na sela Amazónia e é um psicotrópico e um alucinogénio natural.
O Xamã cozinha esta misturando–a com outras plantas medicinais, que horas depois é uma  infusão castanha viscosa. Ayahuaska é a libertação do espirito. As plantas utilizadas são plantas divinas dos deuses, porque as suas potências telepáticas se opõem ás forças super naturais que residem nos seus tecidos. Eram prendas divinas dos Índios mais antigos na terra.

6- O que se faz com a Ayahuska?

Tomar Ayahuska significa estar purgado e purificado. Limpa o corpo espiritual, emocional e mental. Alcança a profundidade interior e elimina tudo o que obscurece a alma, abre a possibilidade de aceder as faculdades psíquicas, viajar ao passado, presente e prevenir recorrendo á nossa essência da alma.
Como vivemos numa cultura paranóide do uso de drogas, às vezes as plantas Xamanicas são despedidas como uma forma de espiritualidade superficial e perigosa. Tradicionalmente os Xamãs utilizam Ayahuaska,e outras plantas sagradas de poder para invocarem experiências místicas e profundas, e como meio de cura. Esta purifica o utilizador e abre os seus olhos e ouvidos para os mundos habitados por outros seres.

7- Existem muitas plantas como esta? Assim medicinais?

Sim. Existem muitas plantas e ervas medicinais, que estão a ganhar mas conhecimento em todo o mundo Ocidental pelas suas qualidades curativas incríveis. Entre elas está “ Unha de Gato” encabeçando a lista. É uma planta medicinal que nasce na selva Amazónia e que tem uma influencia extraordinária no sistema imune é também um antioxidante que se utiliza para combater o câncer, artrites e doenças semelhantes.
Se se diz que há uma planta curativa para cada doença neste  planeta e que se encontra na selva, se cada um beneficiar das qualidades curativas da “Unha de Gato” , câncer, sida e outras doenças que ameaçam a vida podem ser eliminadas.

8- Tem algo a dizer aos nossos amigos?

Procurem salvar a natureza e viver em equilíbrio.

                                                                    
              Quero agradecer ao meu amigo Enzo pela sua colaboração, neste pequena reportagem sobre os Xamãs, 
                                                 e também pelas fotos recolhidas na bela Amazónia. Obrigada amigo.

 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net